Ana Paula fiscaliza entrega de políticas públicas


Ana paula fiscalizando hospital eduardo de menezes
Crédito: Tâmara Teixeira

A fiscalização das políticas públicas ofertadas à população é uma das prioridades do mandato da deputada Ana Paula Siqueira (REDE). No dia 13 de janeiro, a deputada visitou o Hospital Eduardo de Menezes, no Barreiro, após receber a informação de que a unidade ficou sem energia elétrica em função da queima de um transformador. Imediatamente, a deputada cobrou do Estado por ofício e contato telefônico uma resposta para o problema, que foi solucionado no dia seguinte com a chegada de um novo equipamento.


Ainda em janeiro, a deputada enviou ofício à secretária estadual de Educação, Júlia Sant’Anna, solicitando explicações sobre as falhas apresentadas pelo sistema adotado para o processo de matrículas, que ocasionou cancelamentos da data de divulgação da primeira chamada, e preocupou pais e alunos.

“As pessoas imaginam que o papel da deputada se resume a apresentar e votar leis, mas não. Acompanho os serviços que estão sendo entregues aos mineiros nas mais diversas áreas, seja por meio de discussões nas audiências públicas, reuniões oficiais ou na escuta da comunidade. Também faço questão de estar onde os problemas acontecem, de levar essas demandas ao Estado, e de auxiliar na construção de soluções”, afirma Ana Paula Siqueira.

Dentro e fora da Assembleia, a deputada também realizou diversas agendas com os secretários de Educação, Segurança Pública, Meio Ambiente, Saúde e Desenvolvimento Social para cobrar os investimentos necessários para a prestação de serviços de qualidade. Em reunião com a secretária de Educação, Ana Paula cobrou o retorno da escola em tempo integral, os cortes de aulas da língua espanhola na rede estadual e a oferta de ensino para as comunidades indígenas.


Em reuniões e audiência pública do Assembleia Fiscaliza, questionou ao secretário de Justiça e Segurança Pública, Mario Araujo, sobre os atrasos de repasses às comunidades terapêuticas, os planos para combate à violência contra mulher e as ações voltadas para a juventude.


Em visita ao secretário de Meio Ambiente, Germano Vieira, a deputada perguntou sobre as ações em relação à tragédia de Brumadinho, para manutenção do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR). Outro assunto foi o projeto de autoria da deputada (PL96/19) que prevê a expansão da Estação Ecológica de Fechos, em Nova Lima, que reflete no abastecimento de água da capital. O secretário informou que o Estado está atento às demandas apresentadas.


Os repasses aos municípios, principalmente na área de saúde, foi pauta tratada com as Secretarias de Saúde e de Governo. Ana Paula Siqueira ainda conversou com a secretária de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, sobre os investimentos do Estado na área social, como geração de emprego e renda, e ações nas áreas de direitos humanos. A secretária ponderou que a sua pasta passou por uma reestruturação, apontou a falta de recursos, mas disse que o governo estava empenhado em elaborar políticas públicas.


0 comentário