Serra do Curral:
nosso patrimônio, nossa luta
Na Assembleia Legislativa, Ana Paula Siqueira é presidente da Comissão que analisa o tombamento da Serra do Curral, e propôs uma CPI para investigar a concessão de licença ambiental para mineração neste patrimônio de Belo Horizonte e Minas Gerais. Em conjunto com a REDE Sustentabilidade e o porta-voz e ex-vice prefeito Paulo Lamac, atua para proibir a mineração. A ação resultou em uma vitória na Justiça, que concedeu uma liminar que proíbe a mineração na área. A população já deixou claro que não quer saber de exploração mineral nesse cartão-postal.
A Serra, que fica aqui no nosso quintal de casa, tem riquezas ainda maiores a nos oferecer: nascentes de água limpa que garantem segurança hídrica para BH e região; a rica biodiversidade da Mata Atlântica; e, claro, esse enorme patrimônio cultural que é parte da nossa identidade. Isso tudo tem muito mais valor que a mineração.
O melhor jeito de deixarmos a mineração longe do nosso quintal é seguirmos lutando juntos pela proteção da Serra do Curral.
Conheça nossas ações:
30 de abril de 2022
Logo após a votação no COPAM, protocolamos 4 requerimentos
solicitamos providências para a criação da comissão especial para apreciação da PEC 67/21;
-
Criação de comissão especial para apreciação da PEC 67/21
-
Que seja convocada, em caráter urgente, reunião extraordinária do Conselho Estadual de Patrimônio Cultural – Conep, para apreciação e aprovação do tombamento da Serra do Curral
-
Manifestação de repúdio ao Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam)
-
Pedido de informações ao IEPHA sobre os impactos ao patrimônio cultural da Serra do Curral decorrentes da aprovação do pedido de licenciamento da mineradora Taquaril Mineradora S.A. (Tamisa)