Deputada Ana Paula anuncia investimento para Sala de Recurso durante audiência sobre inclusão da pessoa autista em Cajuri
- Ana Paula Siqueira
- 4 de nov.
- 2 min de leitura

No dia 31 de outubro, a deputada Ana Paula Siqueira participou de uma audiência pública na Câmara Municipal de Cajuri sobre a inclusão da pessoa autista e das famílias atípicas. Reunião solicitada pelo vereador Marquinho Tatão, contou com a presença do prefeito Lucas Ladeira, secretárias municipais, profissionais e mães atípicas em defesa de uma rede de apoio mais estruturada para pessoas autistas e outras deficiências no município.

Mãe atípica, Ana Paula enfatizou a importância do diagnóstico precoce como ferramenta essencial para o desenvolvimento e a qualidade de vida das pessoas autistas, além de destacar o papel da política como instrumento de transformação social:
“E para que nós, políticos, servimos? Servimos para servir. Para inverter prioridades e fazer a política olhar para aqueles e aquelas que mais precisam. E entre esses, estão as nossas crianças, as nossas famílias TEA, as mulheres e as pessoas mais vulneráveis.” afirmou Ana Paula
O prefeito Lucas Ladera, presente na audiência, reafirmou o compromisso da gestão municipal com a inclusão:
“Quero deixar como legado do meu mandato que Cajuri seja referência em inclusão”, afirmou.
A partir da articulação da gestão municipal, a deputada anunciou o compromisso de destinar, em 2026, recurso de emenda parlamentar para a construção de uma sala de recurso em Cajuri, reforçando o apoio do mandato às políticas municipais de inclusão e educação especial.
A audiência contou ainda com a presença da Dra. Paula Trindade, presidente da Associação Brasileira de Autismo, Neurodesenvolvimento e Inclusão (ABRANI - Família TEA), que destacou o papel das famílias na luta por direitos e os avanços nas políticas de atenção à pessoa autista.

🧩 Atuação pela inclusão e infância em Minas Gerais
Na Assembleia Legislativa de Minas, a deputada Ana Paula já conquistou importantes avanços na busca por mais inclusão e dignidade para as pessoas autistas e com deficiência. É autora da lei que garante a compra online e sem burocracia de ingressos para pessoas com deficiência (Lei 23.821/21, fruto do PL 82/19).
Além disso, votou para a derrubada do Veto 19/25, garantindo a criação dos Centros Regionais para atendimento integral a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), doenças raras ou múltiplas. Uma vitória para garantir o acesso ao tratamento.
Coordenadora das Frentes Parlamentares em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescentes e pela Primeira Infância, é autora do projeto de lei que prevê a instalação de brinquedos adaptados para crianças com deficiência em locais como praças e parques. (PL 168/19)



Comentários