Pandemia impacta de forma mais grave a vida das mulheres


As mulheres foram as mais afetadas com os reflexos da Covid-19. Esta é a conclusão do seminário “Sempre Vivas: a luta das mulheres em tempos de pandemia” que discutiu os impactos desse momento na vida das mineiras. Como presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia, Ana Paula Siqueira (Rede) debateu as políticas públicas, as exclusões e as diversas violências sob a perspectiva da vivência feminina.


“Foram dias de muita escuta, trocas de conhecimento, experiências e histórias entre mulheres que atuam em diversas áreas pela garantia de direitos, respeito e liberdade. Em casa, no trabalho, na rua, como trabalhadoras, cidadãs, empreendedoras, lideranças, enfim, são diversas as dificuldades que enfrentamos tantas vezes apenas por sermos mulheres. Ouvimos relatos cheios de legitimidade, de emoção e significados”, afirmou a deputada ao comentar a importância desse tipo de espaço para que a sociedade coloque suas realidades e expectativas.


Live de Abertura - Mulheres contam como enfrentam a pandemia
Live de Abertura - Mulheres contam como enfrentam a pandemia

Ana Paula Siqueira participou dos seminários que abordaram a violência doméstica, os casos de feminicídio, a saúde, a educação e a autonomia financeira sob a perspectiva da mulher, em especial, aquelas vulneráveis, periféricas que ainda têm negados tantos direitos e serviços públicos.


“Acredito muito no trabalho coletivo, nas união das lutas e na construção das políticas públicas. A comissão é um lugar de escutas, de fiscalização e de proposições”, destaca a presidente da Comissão de Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa ao lembrar que as atividades foram construídas a muitas mãos a partir da contribuição da sociedade civil, das entidades, coletivos e das servidoras da Casa.

Live de Encerramento - Um olhar sobre o futuro: o que as mulheres pensam para o pós-pandemia
Live de Encerramento - Um olhar sobre o futuro: o que as mulheres pensam para o pós-pandemia
"Agradeço, em especial, a Dani, Laurana, Elaine, Eliane, Lu, Zélia, Dehonara, Denise, Valéria, Iza, Macaé, Dra. Patrícia, Dra. Samantha, Dra. Kíria, Dra. Isabela, que compartilharam suas vivências, e às minhas colegas parlamentares e todas que participaram. É importante lembrar também de todas aquelas que, por motivos distintos, como a falta de informação e de acesso à internet, não puderam acompanhar as discussões", destacou Ana Paula Siqueira.

Seminário virtual: "Mulheres na luta: novos desafios trazidos pela pandemia e perspectivas".
Seminário virtual: "Mulheres na luta: novos desafios trazidos pela pandemia e perspectivas".

O Sempre Vivas já se tornou um evento tradicional da Assembleia Legislativa. Realizado no mês de março, ele aborda temáticas relacionadas aos direitos das mulheres. Neste, ano, em função da pandemia, as atividades foram realizadas de forma remota.

0 comentário