top of page

BH ganha Banco de Leite Humano com recursos da deputada Ana Paula Siqueira



O Hospital das Clínicas passou a contar com um Banco de Leite Humano. A unidade na capital, inaugurada no dia 17 de março, atende a alta demanda de mães e bebês que por diversas razões precisam desse serviço que salva vidas. Aguardado há mais de 30 anos, o projeto só conseguiu sair do papel após a destinação de R$ 110 mil, de recursos de emenda parlamentar, da deputada Ana Paula Siqueira (Rede).


“Sou mãe de três crianças e quando meu primeiro filho João nasceu, precisei contar com o banco de leite da Maternidade Odete Valadares, e como usuária, vi a relevância desse serviço para a mãe, o bebê e a sociedade. Contribuir para a entrega de um equipamento como esse, enquanto deputada, é muito emocionante. Um sonho que sonhamos junto com muitos médicos e profissionais da saúde dedicados, e, claro, muitas famílias”, afirmou Ana Paula Siqueira.

A deputada é coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, além de presidente da Comissão em Defesa dos Direitos da Mulher na Assembleia Legislativa. Seu mandato prioriza investimentos em políticas públicas para a infância, juventude e mulheres, em especial, à população de maior vulnerabilidade.


A responsável técnica pelo Banco de leite e professora da Faculdade de Medicina, Maria Cândida Ferrarez Bouzada, lembra que o leite materno deve ser o único alimento do bebê até o sexto mês de vida por ter todos os nutrientes necessários para o seu crescimento saudável e, que traz benefícios também para a mãe, como a redução de riscos de a mulher desenvolver, no futuro, câncer de mama e ovário.


“Esse é um espaço de cura, de restabelecer vínculos afetivos, capaz de promover vida, afeto e segurança”, afirmou a professora na inauguração.

Com alta tecnologia, o Banco de Leite é fundamental no atendimento de emergência nutricional dos bebês de alto risco. Agora, o leite materno que chegar ao Hospital das Clínicas é colhido, pasteurizado, porcionado, armazenado e a oferta será ampliada para os bebês internados no setor de neonatologia do hospital e, no futuro próximo, para os bebês do alojamento conjunto quando não tiverem a possibilidade de receber o leite do seio da mãe. A unidade ainda orienta, apoia as mães, incentiva a amamentação e a doação do leite humano.



1 comentário
bottom of page