top of page

Projeto que amplia abastecimento de água na RMBH é aprovado na Comissão de Meio Ambiente, da ALMG

Atualizado: 26 de ago. de 2021


Foto: Guilherme Dardanhan/ALMG

A expansão da Estação Ecológica de Fechos significa um passo importante para a ampliação do abastecimento de água para Belo Horizonte e região metropolitana. A deputada Ana Paula Siqueira (Rede), autora do Projeto de Lei 96/2019, que viabiliza essa conquista, destaca que a proposta garante a proteção de quatro novas nascentes. O texto foi aprovado nesta quarta-feira (25/8), na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.


A iniciativa ganha ainda mais importância neste momento de crise hídrica e da ameaça de racionamento que ronda a capital mineira e diversas regiões do país. Agora, o projeto segue para apreciação em plenário. A reserva ecológica já abriga 14 nascentes e é responsável pelo abastecimento de quase 300 mil pessoas em Belo Horizonte.


Créditos: leia.org.br. Disponível em: <https://leia.org.br/comissao-de-meio-ambiente-vai-decidir-se-mananciais-de-fechos-devem-servir-a-populacao-de-bh-ou-a-mineracao/>
“A Estação Ecológica de Fechos está em Nova Lima, mas tem papel fundamental no abastecimento de água para a região metropolitana da capital. A ampliação de 222 hectares da área protegida aumentaria a capacidade de abastecimento para quase 80 mil novos moradores. Estamos trabalhando arduamente para que ele possa ser votado e sancionado ainda nesta legislatura em função da sua importância para todo o Estado”, afirma Ana Paula Siqueira.

Em audiência pública realizada em julho, também na Comissão de Meio Ambiente, ambientalistas, representantes do Instituto Estadual de Florestas (IEF), do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), da Copasa e da sociedade civil destacaram a importância da aprovação do projeto. Na ocasião, o coordenador do Projeto Manuelzão, Marcus Vinícius Polignano, afirmou que a situação de esgotamento do sistema hídrico reforça a urgência de aprovação do texto. “Esse é um projeto de todos nós. Estamos construindo o futuro agora. Já passou da hora de aprovarmos esse projeto que diz da garantia de água para a população de Belo Horizonte”, afirmou.


Preservação ambiental


Além de ter uma importância hídrica para toda a capital e região metropolitana, a Estação Ecológica de Fechos também tem relevância quando considerada sua biodiversidade única. De acordo com os ambientalistas e membros do Movimento Fechos, Eu Cuido!, a área é um importante corredor ecológico, é uma região de recarga dos aquíferos, com inúmeras espécies raras de fauna e flora.

0 comentário
bottom of page